Fotos: Vinicius Becker (Diário)
Entrega de mercadoria foi realizada nesta sexta-feira
A Receita Federal destinou mercadorias apreendidas, avaliadas em R$ 73,8 mil, ao Lar das Vovozinhas, em Santa Maria. A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), na sede da instituição.
Entre os itens doados, estão utensílios de cozinha, vestuário, roupas de cama, tapetes, toalhas de rosto e de banho, além de quatro aparelhos de ar-condicionado. Segundo a direção do Lar, parte das mercadorias será utilizada pelas idosas, enquanto o restante será colocado à venda no Bazar do Lar, que funciona de forma permanente — de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min, e aos sábados, das 7h30min às 11h.
De acordo com Paola Pochmann, representante do programa Cidadania Fiscal da Receita Federal, a iniciativa busca dar um destino social a mercadorias apreendidas em operações de fiscalização:
— A Receita Federal realiza a destinação de mercadorias para organizações sociais, como ocorreu recentemente com o Banco de Alimentos. No caso do Lar das Vovozinhas, os produtos são voltados principalmente para uso das idosas, como roupas de cama e toalhas. Após uma triagem, o que não for utilizado poderá ser colocado no bazar — explica Paola.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ela também destacou a diferença entre descaminho e contrabando, ressaltando que apenas produtos apreendidos por descaminho podem ser doados:
— O descaminho ocorre quando mercadorias entram no país sem o pagamento de impostos, mas que poderiam ser comercializadas legalmente. Já o contrabando envolve produtos proibidos, como cigarros paraguaios. Após o processo legal e o prazo de defesa do responsável, os itens de descaminho são incorporados à União e podem ser destinados a instituições sociais — detalha.
O presidente do Lar das Vovozinhas, Lucas Saccol Meyne, destaca a importância da doação para a manutenção das atividades da entidade:
— Essa atitude da Receita Federal é de extrema importância, pois auxilia diretamente as vovós com itens de uso diário. Como somos uma instituição filantrópica, com recursos limitados, esse tipo de apoio contribui muito para que possamos manter nossas atividades e oferecer qualidade de vida às idosas acolhidas — afirma.

Aniversário
O Lar das Vovozinhas completou 79 anos de fundação na última quinta-feira (16). A instituição é uma entidade de longa permanência que acolhe 122 mulheres idosas em situação de vulnerabilidade social e abandono, em Santa Maria.